domingo, 17 de novembro de 2013

Saber que se constroi

O ponto de partida para estas reflexões é a afirmação de que A investigação tem demonstrado que a estratégia de acrescentar a tecnologia às atividades já existentes na escola e nas salas de aula, sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados na aprendizagem. Daí a interpelação direta e objetiva: que tipo de atividades devem desenvolver os professores para favorecer a aquisição de conhecimentos significativos?
É importante termos presente que o paradigma construtivista de aprendizagem, no qual esta problemática encontra enquadramento teórico, faz do aluno o centro das aprendizagens, obrigando-o a reconstruir o seu conhecimento,a apronfundá-lo e alargá-lo. O conhecimento, mais do uma aquisição, é uma construção. 
Este modo de pensar está patente no modelo proposto por GIJÓN (2006) [Link], conforme o quadro seguinte.

Ensino tradicional
Ensino do século XXI
Centrado no professor
Centrado no trabalho do estudante
Unidirecional (professor-estudante)
Multidirecional
Centrado no ensino
Centrado na aprendizagem
O professor ensina
O estudante constrói o conhecimento
Aprendizagem individual
Aprendizagem coletiva
Ensino presencial
Presencial e não presencial
Incorpora muito pouca tecnologia
Apoiado nas TIC
Aquisição de conteúdos
Construção de significados
O conhecimento está localizado
O conhecimento está disperso
Dura um tempo
Aprendizagem ao longo da vida
Da teoria à prática
Da prática à teoria
Aprendizagem na sala de aula
Aprendizagem em rede

É neste quadro de referência que se pode encontrar o caminho de reposta para a interpelação deixada.

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