O ponto de partida para estas reflexões é a afirmação de que A
investigação tem demonstrado que a estratégia de acrescentar a
tecnologia às atividades já existentes na escola e nas salas de aula,
sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons
resultados na aprendizagem. Daí a interpelação direta e objetiva: que tipo de atividades devem
desenvolver os professores para favorecer a aquisição de conhecimentos
significativos?
É importante termos presente que o paradigma construtivista de aprendizagem, no qual esta problemática encontra enquadramento teórico, faz do aluno o centro das aprendizagens, obrigando-o a reconstruir o seu conhecimento,a apronfundá-lo e alargá-lo. O conhecimento, mais do uma aquisição, é uma construção. Este modo de pensar está patente no modelo proposto por GIJÓN (2006) [Link], conforme o quadro seguinte.
Ensino tradicional
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Ensino do século XXI
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Centrado no professor
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Centrado no trabalho do estudante
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Unidirecional (professor-estudante)
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Multidirecional
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Centrado no ensino
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Centrado na aprendizagem
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O professor ensina
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O estudante constrói o conhecimento
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Aprendizagem individual
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Aprendizagem coletiva
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Ensino presencial
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Presencial e não presencial
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Incorpora muito pouca tecnologia
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Apoiado nas TIC
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Aquisição de conteúdos
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Construção de significados
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O conhecimento está localizado
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O conhecimento está disperso
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Dura um tempo
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Aprendizagem ao longo da vida
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Da teoria à prática
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Da prática à teoria
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Aprendizagem na sala de aula
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Aprendizagem em rede
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É neste quadro de referência que se pode encontrar o caminho de reposta para a interpelação deixada.
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