segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tecnologia e Aprendizagens: limites e possibilidades

A investigação tem demonstrado que a estratégia de acrescentar a tecnologia às atividades já existentes na escola e nas salas de aula, sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes. “As novas tecnologias, por si sós, não ensinam, mas podem ser recursos inestimáveis”.
As aprendizagens serão de facto significativas quando o docente enquadrar o recurso às Tecnologias da Informação e da Comunicação em metodologias de ensino de efetiva qualidade, “clarificando o que se pretende com a introdução de uma tecnologia” sendo, para tal, fundamental que este desenvolva o seu sentido crítico em relação a este “novo” recurso, selecionando e promovendo experiências aos seus alunos que os conduzam a uma evolução. É muito mais do que introduzir um adorno para o que já é velho e ultrapassado.

Será tanto mais significativo o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação como suporte para a criação de conhecimento, quanto mais invisível se tornar o computador na sala de aula, uma presença ‘não incomodativa’, um modo de estar natural para alunos e professores.
Referência Alda Pereira, Aprendizagem e Tecnologias.

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