segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Iconografia e Iconologia em Erwin Panofsky

O método iconológico segundo Panofsky, é constituído por três grandes etapas ou momentos:

1. Descrição pré-iconográfica ou fenomenológica(descrição). Tem como função a identificação e enumeração das formas puras reconhecidas como portadoras de significados, ou seja, o mundo dos motivos artísticos. Descrição do que é representado. Identificar um homem, um animal, uma expressão alegre ou zangada. Trata-se de uma identificação primária/formal do tema. Exige que se conheça a história dos estilos, porque ele ensina como certos objetos foram representados sob diferentes condições históricas.

 2. Descrição iconográfica (identificação). Diz respeito ao estatuto, ou seja, ao domínio daquilo que identificamos como imagens, histórias e alegorias. Trata do tema ou mensagem. Estuda o significado. Não se preocupa com a forma. Uma figura masculina com uma faca na mão representa São Bartolomeu. Objeto do estudioso: o quadro, a obra de arte. É um estudo descritivo. Significado iconográfico depende do conhecimento de fontes literárias. Exige que se conheça a história dos tipos, isto é como os temas ou conceitos específicos foram representados ao longo do tempo.

3. Interpretação iconológica (compreensão). Procura o significado intrínseco dado pela determinação dos princípios subjacentes. Pela análise iconográfica, é possível entender o “clima mental” de uma época. Implica investigar outros documentos que testemunhem as tendências políticas, poéticas, religiosas, filosóficas e sociais da personalidade, período ou país sob investigação.

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